MEMORIAL DE VIAGEM 2017


                       A viagem de 2017 foi resultado de um estudo sobre Maria Madalena e os cátaros, tecendo mais um retalho da colcha que se forma a cada roteiro do projeto “A busca do Graal nos dias atuais”.

                      Conhecer nas viagens anteriores a região onde se encontra a montanha Saint Baumé, lugar onde viveu por 30 anos e morreu Maria Madalena, levou-me a desejar entender e saber mais sobre sua vida e papel na época pós mistério do Gólgota, relacionadas ao Feminino e Masculino Sagrados.

                      A História nos conta que ela chegou de barco pelo mar Mediterrâneo, vindos de Alexandria, junto com José de Arimatéia, Sarah, Maria Jacobé, Maria Salomé e muitos outros discípulos de Cristo que fugiam da perseguição dos romanos. Maria Madalena viveu na região de Languedoc, Camargue e Provence que no roteiro de 2017 visitamos e estudamos com o tema dos cátaros, em belos e misteriosas castelos e ruínas que preservam os acontecimentos e sofrimento desse povo chamado cátaro que carregaram muito da sabedoria do cristianismo primitivo.

                     Nossa viagem teve início no sudeste da França, região de Provence, lugar de muita luz e cores que tanto encantaram os artistas da época como Paul Cézanne,Van Gogh e os impressionistas. Paul Cézanne nasceu em Aix en Provence, pintou vários lugares da região e ali morreu buscando registrar nas telas o que acreditava:  Deus está na natureza. A ponto de dizer: “A cor é o lugar onde nossos espíritos e o universo se encontram”.

                  Assim, conheceremos um pouco dessa parte cultural própria da região, como um preparo anímico-espiritual para vivenciarmos depois a parte da história ligada ao Ser Solar, Cristo Jesus.

                 Aix em Provence tem uma localização privilegiada: fica a 30 km de Marselha, segunda maior cidade francesa, e o aeroporto internacional Marseille Provence fica localizado entre as duas cidades, além de ser acessível também por trem ou ônibus de fácil acesso para quem sai de Paris.Com a ascensão da cidade de Marselha, Aix-en-Provence perdeu sua influência política, tendo sido revitalizada nos anos 70 quando viu nascer um moderno centro universitário. Atualmente vivem em Aix-en-Provence cerca de 140 mil habitantes, dos quais 30 mil são estudantes.

 

                         

                    ROTEIRO DA VIAGEM 2017

- A BUSCA DO GRAAL NOS DIAS ATUAIS – ANAM CARA

 

MARIA MADALENA E OS CÁTAROS

MARSELHA -PAÍS CÁTARO (região de Languedoc)- CHARTRES – PARIS – DORNACH - COLMAR

12/09 – (terça) – Partida do Brasil, provavelmente pela manhã.

13/09 – (quarta) – Chegada em Marselha (11.15h), traslado aeroporto/hotel, almoço e visitas à  Igreja de Notre-Dame-de-la-Garde e Basílica de São Vito. Pernoite Hotel Alizé Marseille Vieux Port.

 

14/09 – (quinta) – Pela manhã o grupo segue para Aix-en-Provence (feira/ Loccitane), almoço e saída para Saint-Baumé. Final de tarde reunião do grupo/atividades. Pernoite na Hotellerie Saint-Baumé .

 

15/09 – (sexta) – pela manhã peregrinação na montanha Saint-Baumé onde fica a gruta de Maria Madalena. Depois do almoço visita Saint-Maximim, local da Basílica com crânio de Maria Madalena. Noite com reunião e vivências . Pernoite na Hotellerie Saint-Baumé.

16/09 – (sábado) -  saímos de  Saint-Baumé  para Béziers/ Minerve, região de Languedoc . Tour e acomodação no hotel. Pernoite em Relais Chantovent Minerve.

17/09 – (domingo) – Pela manhã o grupo segue para Carcassone, visita a cidade medieval. Acomodação e reunião com estudo e dança. Pernoite no Aubergue  de Jeunesse.  Carcassone.

18/09 – (segunda) -  O grupo sai para visita à Rennés- Le –Château( lugar de Sauniere) e Chateau de Arques. Noite com partilha/atividades. Pernoite no Aubergue  de Jeunesse, Carcassone.

19/09 – (terça) – dia de peregrinação aos castelos importantes da região dos Cátaros: Montségur  e ruínas do castelo  Puyvert .  À noite partilha. e atividades. Pernoite no Aubergue  de Jeunesse.

 

20/09 - (quarta) – saída de Carcassonne (08.00h) indo para Chartres,. Pausa para almoço.  Pernoite no Ibis Chartres Centre Cathedrale.

21/09 - (quinta) – pesquisa e estudo do registro na arquitetura e esculturas na catedral de Chartres dos fatos bíblicos/Grande mãe Maria (leste e norte/ Antigo testamento), estudo sobre o reino vegetais. Após almoço explorar vitrais referentes a Maria Madalena e Virgem Maria, o resto do dia livre. Reunião com dança e partilha no final da tarde. Pernoite no Ibis Chartres Centre Cathedrale.

 

22/09 -  (sexta) – labirinto  e dança e estudar na catedral portal oeste frontal(Pórtico Real) onde se encontra Cristo e os quatro evangelistas/ 4 elementos. Estudo sobre o  reino animal e resto da tarde livre. Pernoite no Ibis Chartres Centre Cathedrale -

 

23/09 - (sábado) – estudar portal sul (Apocalipse),  reino humano e a subida a torre de Micael. Após almoço tour ao subsolo (poço sagrado druida) . À noite reunião de partilha e dança circular.  Pernoite no Ibis Chartres Centre Cathedrale-.

 

 24/09 - (domingo) – após café da manhã, vivência na catedral e viajar de trem para Paris ( +- 10.30h),acomodação no hotel, almoço e  visita a Basílica de Sacré Couer, após  passeio no Rio Sena de barco à noite, torre Eiffel (opcional). Pernoite no Hotel Du Square d’Anvers, Paris

 

 

25/09 - (segunda) – Pela manhã visita à Igreja de La Madeleine, Museu L’Orangerie,( Monet). Visitar Notre Dame e museus (opcionais).  Pernoite do grupo que segue viagem no Hotel Du Square d’Anvers, 

II   PARTE

           DORNACH - GOETHEANUM   e COLMAR ( ALTAR DE ISENHEIM )no Museu de Arlesheim .

 

26/09 - (terça) –  pela manhã trem de Paris para Dornach (07:23Paris Gare de Lyon 10:26Basel SBB-3h03m  de  Basel/Dornach  11:37 / 11:45h- 8’) acomodação e a tarde tour pelo Goetheanum . Reunião de estudos . Pernoite em Dornach no Guesthouse Friedwart .

27/09 - (quarta) – pela manhã tour pela city/ visita a clínica ita Wegman, conhecer clinica Ita Wegman e a tarde visita guiada no Goetheanum. Pernoite  no  Begegnungs Centrum.

28/09 - (quinta) – pela manhã trem para Colmar (1h e 45’) visitar o Altar de Isenheim/ Mathias Grünewald, no Museu de Arlesheim em Colmar. Pernoite no Guesthouse Friedwart.

 29/09 - (sexta)-  após café da manhã estudo e atividade no Goetheanum com a escultura “O representante do homem”, pic-nic e passeio pelos arredores. Pernoite em Dornach no Guesthouse Friedwart / Begegnungs Centrum.

 

30/09 - (sábado) – manhã embarque de trem para aeroporto de Basiléia e de lá vôo internacional Basel/Paris/Brasil.  Chegar 08.00h no aeroporto de Basel, check in despachar mala para o Brasil.

DESCRITIVO

                                                              

                       Segundo a lenda, depois da morte de Jesus Cristo, Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia, Lázaro e Sarah, junto com mais discípulos, fugiram de Jerusalém, em uma barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar. Então, Sarah retirou o lenço da cabeça, chamou por Jesus Cristo e prometeu que, se todos se salvassem, ela seria sua escrava e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Por um milagre, a barca atravessou o mar e chegou com todos salvos na França, na hoje é a chamada Saintes-Maries-de-La-Mer.       

Depois de desembarcar, Maria Madalena evangelizou na Provence e mais tarde foi para Sainte-Baume e Lazaro para Marselha. Marie Jacobé e Marie Saloméficaram na cidade comSarah, aonde viveram até a sua morte e depois de um tempo José de Arimatéia foi para a Inglaterra, onde já estivera com Jesus de Nazaré em outras épocas.

A Provence situa-se na margem esquerda do rio Ródano até a margem direita do Var, onde se limita com o antigo condado de Nice, namargem esquerda do rio. Ela já era habitada desde os tempos pré-históricos, como indicam os restos de assentamentos, datados entre 27000 e 19000 a.C., encontrados por mergulhadores em 1991 na Caverna de Cosquer, perto de Marselha. Posteriormente a região veio a ser ocupada pelos lígures e pelos celtas.

A partir do século II a.C., foi conquistada pelos antigos romanos e passou a ser uma província do Império Romano. Este fato é a origem do nome, do latim “província”, pois a Provence foi uma das primeiras áreas conquistadas pelos romanos fora da Itália. O cristianismo chegou cedo à Provence e, na altura do século III, a região já era consideravelmente cristã, com diversos mosteiros e igrejas em construção.

Aix-en-Provence é uma cidade no sul da França, fundada pelo romano Cônsul Sextius ano 122 aC. A partir de então o nome de SquawSextiae foi se transformando com o tempo até chegar em Aix-en-Provence. Em 1409 foi fundada em Aix uma das mais antigas universidades da França. Aix foi capital da Provence do século12 até o 18.  O Rei René de Anjou (1409-1480) foi uma das figuras mais importantes de Aix, escolhendo-a como cidade de descanso por suas águas.

 

Aix-en-Provence é um nome que vem do latim e significa “águas na Provença”, mas na época romana a cidade chamava-se Aquae Sextius, e isso graças às termas que existem até hoje, e que alimentavam as numerosas fontes, 101 no total, que estão espalhadas por toda a cidade. As fontes tinham a função de fornecer água à população, mas depois da chegada de água diretamenteàs casas as fontes deixaram aos poucos de serem alimentadas pelas águas termais, à exceção de uma, no Cours Mirabeau, e assumiram uma função decorativa, sendo alimentadas pelo Canal da Provença, onde foram represadas as águas do rio Durance, um dos rios que irrigam a região, sendo o Ródano o principal.

A centro da cidade é palco da “Routé de Cézanne”, um circuito marcado pelas principais atrações de Cézanne. Com pés dourados no chão, somos levados à descoberta dos locais onde o artista deixou a marca de sua passagem: Café Deux Garçons, colégio Mignet, universidades, igrejas, entre outros. A óleo ou a aquarela, as obras Paul Cézanne revelam um trabalhador obstinado, pintou vários

quadros, com os quais vestiu as paredes de sua casa. O Museu Granet tem seis Cézannes, além de vários outros bons pintores e fica próximo à fonte dos Delfins. Visitar o atelier do artista que ainda se conserva como na sua época, faz parte do passeio daqueles que admiram a sua obra.

Voltando para o centro de Aix temos o Cours Mirabeau, avenida do centro histórico, onde ficam vários restaurantes charmoso sob a sombra fresca que os plátanos proporcionam na primavera e no verão, e podemos ver mais três fontes: a fonte dos 9 canhões, a fonte de água quente, única ainda alimentada por água termal numa temperatura à 18°, e a fonte do Rei René, que foi protetor das artes, ciências e letras. Seguindo a rua 4 de setembro, que fica perto da fonte de água quente, chega-se à fonte dos 4 golfinhos, que fica na praça de mesmo nome, no cruzamento das ruas Cardinale e 4 de setembro.

Subindo a rua Cardinale chega-se à igreja Saint-Jean de Malte, onde pode-se ver um quadro pintado por Delacroix. Ao lado da igreja encontra-se o Museu Granet, que expõe algumas obras de Cézanne, dentre outras. Quem estiver com pouco tempo ou pouca disposição para caminhar é só fazer o passeio de trenzinho, que sai do iníciodo Cours

 

Mirabeau, perto da Rotonde e percorre os principais pontos turísticos da cidade em 45 minutos o circuito que passa pelo centro, e 55 minutos o circuito que faz o centro e o circuito Cézanne. A tarifapara adulto é 7€.

Outro ponto interessante para visitar no centro é a praça do Hôtel de Ville, a prefeitura, que recebe, às terças, quintas e sábados de manhã afeira das flores,enquanto outros pontos do centro recebem a feira ou mercado onde encontramoslegumes, frutas e verduras frescos e da estação, além detemperos e as famosas ervas provençais e os Calissons d’Aix, docinho típico da cidade.

 

Ainda nas proximidades da praça da prefeitura fica a Catedral de São Salvadore sua construção foi feita entre os séculos V e XVIII, conferindo à obra características góticas, barrocas e romanas, bem como é chamada de Igreja de Maria Madalena, padroeira da cidade de Aix em Provence.


  Sainte-Baume e Maria Madalena

 

Há muito tempo atrás, num dia qualquer, aportou na costa francesa em Saint Marie de La Mer, um barco vindo da Palestina trazendo Maria Madalena,  José de Arimatéia,  João Evangelista ( Lázaro), Maria Salomé e Maria Jacobé e outros discípulos. Ainda segundo a lenda, junto veio Sarah, hoje consagrada pela igreja católica como santa e considerada padroeira dos ciganos. Alguns deles viveram nessa região evangelizando e ainda hoje os lugares são de peregrinação por onde Maria Madalena viveu e morreu na gruta de Sainte-Baume.

A subida agreste da montanha que leva a Sainte-Baume, “Santa Gruta”, onde teria vivido Maria Madalena, é dominada pelo silêncio evocador de divindades antigas, celtas e outras convertidas em estranhos santos cristãos, que enchem de temor religioso os peregrinos dominados pela imponência e majestade da paisagem onde deuses etéreos parecem entre cruzá-la.

Sainte-Baumeé a montanha mais alta desta cordilheira na Provença (1144 metros de altitude). Está a cerca de 20 km da costa do Mediterrâneo e próxima de grandes cidades como Marselha, Aix-en-Provence e Toulon. Na “Gruta Santa”, o silêncio continua a impor-se e a escuridão densa só é atenuada pela luz tíbia das velas acesas. De imediato ocorre ao espírito a imagem dos primeiros tempos do cristianismo dos santões eremitas que sendo conversos cristãos mesmo assim não abandonaram definitivamente as primitivas crenças nos deuses e saberes celtas.

 

Sobretudo domina a presença de Maria Madalena, a personagem santificada mais heterodoxa e até hierática das escrituras sagradas. Considerada a “Apóstola dos Apóstolos”, a Lenda Áurea diz terá abandonado a Terra Santa pouco depois da Tragédia do Gólgota embarcando com outros Apóstolos (Lázaro, Marta, Maximino, Arimateia,Sara, etc.) tomando a direção de Saintes-Maries-de-la-Mer, perto de Arles, em Marselha. Desembarcados, Maria Madalena iniciou a sua jornada missionária na Provença, até que finalmente recolheu-se em Sainte-Baumeonde viveu em reclusão 30 anos, antes de entregar a sua alma ao Criador.

Quando se recolheu na solidão de SainteBaume, desprovida de mantimentos e de água, Maria Madalena postou-se a orar e os Anjos fizeram jorrar uma fonte, que está justamente embaixo do “lugar da penitência”. Nessa fonte ainda hoje os cegos vêm banhar os seus olhos, facto que além da evidência de procurar a cura milagrosa significa também a busca da iluminação espiritual, pois Maria Madalena era considerada a representação iconográfica e icónica da própria Sabedoria Divina revelada através da Iniciação Críptica ou Subterrânea(donde a “Santa Gruta”), como acreditavam os antigos gnósticos dos séculos II-V d. C., os quais afirmavam que Jesus Cristo havia iniciado pessoalmente Maria Madalena nos segredos ou esoterismo da sua doutrina.

 

Outro símbolo de Santa Maria Madalena é o crânio, com duplo significado: o Cristianismo o vê como recordação da morte e o crânio contém o cérebro e está no topo do ser humano, representa Sainte-Baume no Homem. É, por isso, o lugar o lugar sagradodo corpo humano por excelência e sinal de descoberta daquilo que se mantém secreto: a Sabedoria Suprema, representada na própria Maria Madalena, Padroeira dos Iniciados no segredo e das Iniciações em secreto.

TEXTOS PARA LEITURA

A Corrente do Santo Graal

Elaborado por:  Sonia Maria Clausen Johnson Bomfim

 

Durante muito tempo ouvi falar do Graal, a imagem que ficava era de algo misterioso e de certa forma inacessível para meros mortais. Hoje, ao passar por vários estudos e várias linhas filosóficas espirituais obtive algumas respostas e a principal delas é que tudo tem a ver com o ser do Cristo. Por isso, resolvi me aprofundar na Cristologia com a visão da Antroposofia, que me deu o embasamento necessário para escrever este texto.

A pergunta que carreguei foi: - O que é o Graal?

Esse termo é muito usado nas lendas arthurianas e esotéricas, nelas falam que para conseguir vê-lo precisava ser muito virtuoso e espiritualizado e que era concedido apenas aos iniciados ou escolhidos. Tudo que se tinha acesso enquanto informação deixava claro que havia um grande mistério envolvendo esse assunto e assim precisa-se ir tecendo uma colcha de retalhos, se quisermos compreender do que se trata quando nos referimos ao Graal.

Então, vamos relembrar. No iníciode tudo vivíamos unos com o mundo espiritual e tínhamos contato com os seres divinos que ali atuavam, daí houve a “queda do paraíso”, que foi a intrusão de Lúcifer em nosso desenvolvimento e aí paulatinamente se perdeu o acesso ao mundo espiritual por todos. Cabendo aos iniciados (indivíduos chamados neófitos) que faziam uma iniciação espiritual de forma rígida e demorada, acompanhadas pelos hierofantes) a responsabilidade de manter contato e trazer notícias do mundo espiritual.

Assim, cada vez mais o mundo terreno e o divino separavam-se e a decisão de Cristo de intervir, já no princípio de tudo isso, fez com que iniciasse sua descida até a parte terrestre para ajudar na luta contra as forças adversas atuantes naquela época e que estavam tornando a terra um mundo denso demais, o que comprometeria o desenvolvimento proposto do ser humano pelos seres divinos. Rudolf Steiner fala que houve quatro sacrifícios, sendo o quarto a crucificação no Monte Gólgota, em Jerusalém e que haveriam mais três.

O primeiro grande sacrifício foi quando adentrou na esfera do Zodíaco para salvar os doze sentidos, o segundo na esfera do sistema planetário para preservar os sete órgãos vitais e o terceiro quando salvou os três âmbitos da alma humana: pensar, sentir e querer/agir. Sendo que a crucificação foi o quarto sacrifício realizado por esse ser divino, o Cristo.

Enquanto isso tudo ocorria, houve participações de outros seres divinos da esfera das hierarquias, sendo Micael aquele que desde o início acompanha tudo e também faz vários sacrifícios pelos seres humanos, além de outros seres que precisaram abdicar de seu próprio desenvolvimento para que Cristo pudesse cumprir o que se realizou no Gólgota.

Isso tudo aconteceu nas épocas de desenvolvimento humano citadas na Cosmogênese, que levaram respectivamente os nomes de Polar, Hiperbórea, Lemúria, Atlântida e a atual com o nome de Terra. Sendo que na Terra já ocorreram outras etapas que receberam os nomes de Velha Índia, Velha Pérsia, Egito/caldeu, Greco/romana e a atual seria a 5ª época pósAtlântida.

Foi na época Greco/romana queo que uma vez tinha sido experimentado nos mistérios como uma "revelação" do Ser Solar dentro da alma de iniciados preparados, poderia agora tornar-se uma "Revelação" de Cristo através dos sentidos físicos dos seres humanos presentes no mundo terrestre, ou seja, através do pensamento e percepção humanos e que hoje está à disposição de todos. Cristo derramou seu sangue na cruz, morreu uma morte terrenae ressuscitou, através dele um potencial foi criado para cada ser humano que "morre" na matéria para se levantar novamente para mundos espirituais através de seus próprios esforços.

O ChristoMorimur é que em Cristo a morte torna-se a vida, isto é, a morte de Cristo nos permite um dia de nascer de novoem mundos espirituais. Este renascimento dos seres humanos poderia ocorrer porque osangue de Cristo, a expressão do seu eu divino, havia unido no Gólgota não só com o corpo etérico da Terra, mas também pouco a pouco com o corpo etérico humano. Foi um sacrifício cósmico capaz de resgatar o eu humano, que, por meio do pensamento e da percepção, tinha caído  longe demais de sua pátria espiritual no mundo da matéria.

Esse é o grande mistério do Gólgota onde Cristo nos garantiu a possibilidade do livre arbítrio e a ressurreição, uma vez que consigamos realizar nosso próprio desenvolvimento espiritual. Agora, não mais realizado pelos seres divinos e sim, pela liberdade humana da escolha de cada um de forma consciente e assim, promover o desenvolvimento do macro e microcosmo.

Na noite anterior à sua crucificação, Jesus Cristo deu a seus Apóstolos uma fórmula para lembrar esta união em potencial,queria prepará-los para a época em que Ele já não estaria com eles. Este culto/ ritual iria lembrá-los do eventual unificação da alma humana e a alma da terra com a substância do Eu de Cristo;isto Ele deu na dupla imaginação do pão e do vinho - o ritual departicipaçãodo Seu Corpo e Seu Sangue- na santa ceia da Semana Santae que foi mantido vivo na tradição da taça do Graal ou o Santo Graal.

Aimaginação do Santo Graal fala de um copo usado por Jesus Cristo na última ceia, na semana santa e que foi então usado por José de Arimatéia para recuperar o sangue de Cristo na cruz. Este cálice foi, segundo as lendas, levado por ele à Inglaterra e  finalmente levado pelos anjos para protegê-lo, até queo avô de Amfortas, Titurel, conseguisse construir um castelo para o Graal na Terra.

Além, da simbologia do cálice que carregou o sangue de Cristo usado por José de Arimatéia, havia a lenda da pedra verde que caiu da fronte de Lúcifer ao ser expulso do céu por Micael e outras versões afirmando ser o Graal um livro muito procurado por quem queria poder ou que era uma espada mágica.

O Graal foi procurado pela corrente Arthuriana(especialmente Parsifal), e diz-se que esteve sob a tutela dos Cavaleiros Templários e os Rosacruzes que são seus sucessores.Os cátaros e templários viram isso como o objetivo final de uma longa catarse da alma humana ou corpo astral, e issotambém foi reconhecidopelos Rosacruzes como a transformação alquímica da alma alcançada através de um caminho tortuoso da perfeição.

Os fluxos acima entendiam que esta descida gradual do ser humano na matéria significava que um véu de esquecimento foi se desenhando ao longo do Sabedoria Cósmica Divina que era necessária para essa perfeição. Ahumanidade teria se tornado surdo e cego para a Sabedoria Cósmica Divina da Sophia que tinha descido na evolução do mundo antes doMistério do Gólgota para evitar esse perigo.

Podemos, portanto, dizer que:

- a ponte entre os seres humanos e oser de Cristo é a Sabedoria (Sophia) - que a ponte entre os seres humanose o mundo espiritual, é Cristo.

 

Da mesma forma que Cristo trouxe o poder solar para o sangue de Jesus de Nazaré e posteriormente, para as profundezas da Terra, através de seu sangue eterizado no sacrifício no Gólgota, também deve o ser humano unir o poder solar do sangue com o interior da substância de Cristo, com o que se encontra nas profundezas da alma purificada do karma. Tornando, assim a alma “virgem”, quer dizer pura da interferência das forças adversas atuantes através do karma individual humano.


O coração etérico é o Santo Graal, na visão da Antroposofia, sustentado pela  remissão doPensamento lunar (do Espírito Santo), que medeia a substância do eu de Cristo na alma Sophia. Através deste casamento, o sangue eterizado humano pode se tornar impresso com seu 'nome' ou Eu, o que significa uma redenção do processo de morrer na respiraçãohumana e no sangue - "Em Cristo a morte torna-se vida" .                                     

Segundo Rudolf Steiner: “Pode-se chamar simbolicamente de conhecimento do Graal a sabedoria oculta que se manifesta nos mistérios e que a Antroposofia traz em si.  Aos iniciados modernos também se pode dar o nome de iniciados do Graal, a sabedoria oculta se manifestará e, como uma força interior, impregnará progressivamente todas as manifestações vitais dos homens.

Essa é a promessa contida na busca pelo Santo Graal, que na verdade está em nós mesmos e podemos dizer que nosso corpo físico tornou-se o Graal para que Cristo possa estar em nós, como dizia João Batista: “Eu preciso diminuir, para que Ele possa crescer” e posteriormente Paulo de Damascodisse : “ Não eu, mas Ele em mim”.

 

Bibliografia: 

-     Steiner, Rudolf – palestra OS QUATRO SACRIFÍCIOS DE CRISTO

-     Steiner, Rudolf – SOPHIA, O SANTO GRAAL

-     Steiner, Rudolf – SINAIS E SÍMBOLOS OCULTOS

-     Steiner, Rudolf – A GRÉCIA NO PERÍODO DE DECLÍNIO – O MISTÉRIO DO GRAAL – 16 de abril de 1921

-     Steiner, Rudolf – O MISTÉRIO DO GRAAL- RICHARD EM WAGNER- palestra de 29 de julho de 1906

-     Sergei,Prokofieff- O ciclo do ano como um Caminho da Iniciação

-     Sergei,Prokofieff- A Sophia Celestial e o Ser de Antroposophia, páginas 77, 246